(Foto de capa: Juliana Borgmann)
Os alunos da turma de 2016 do curso de Comunicação Digital apresentaram na última quarta-feira, dia 28, os projetos da disciplina de Produto II. Enquanto em Produto I eles trabalharam sobre o tema “remix” (confira matéria aqui), dessa vez a proposta abordada era a “inovação social”. A apresentação ocorreu no Laboratório de Pesquisa Avançada em Comunicação e Informação, o LABTICS e contou com alunos, professores e banca avaliadora. A banca era composta pela coordenadora do Observasinos, Marilene Maia, Cláudia Backes da Unitec e Gustavo Mini, da agência DZ estúdio.
Em um universo tão amplo como inovação social, no início do semestre foi escolhido o tema de abuso e exploração sexual infantil em que os alunos desenvolveriam soluções de comunicação digital para isso. Apesar das dificuldades iniciais em lidar com o tema, os estudantes utilizaram o design centrado no ser humano para o desenvolvimento dos produtos que auxiliam vítimas e profissionais que têm contato direto com esse mundo.
O primeiro projeto a se apresentar foi o Liberte-se, uma plataforma colaborativa desenvolvida pelos alunos Bernardo Dal’Bó, Betina Palma, Fabricio Barili, Gabriel Foppa e Juliana Viegas. O Liberte-se parte do princípio que “a falta de conversa gera falta de informação” e, assim, quer colocar em pauta o assédio infantil. A plataforma recebe vídeos e depoimentos de profissionais do assunto e pessoas que já passaram por tal situação. Seguindo os moldes da campanha no twitter #MeuPrimeiroAssédio, as pessoas são convidadas a contar sua história de forma espontânea e anônima para que haja conscientização sobre o assunto.
As apresentações seguiram com o grupo Tina & Guigo, um desenho infantil voltado a crianças de dois a seis anos. Desenvolvido pelos alunos Aline Bernardes, Francine Lüedtke, Leonardo da Silva e Nathalia Haubert, o desenho apresenta uma linguagem lúdica para ensinar as crianças sobre o assunto. Com o lema de “juntos não sentiremos frio” os pinguins Tina & Guigo saem do online para o mundo real e são tema de livros de histórias e brinquedos levados a abrigos e escolas.
O projeto Seiva foi o terceiro a se apresentar, e mostrou uma consultoria de comunicação pró infância. Produzida para auxiliar os diversos órgãos e projetos sociais que trabalham com abuso e assédio infantil, a Seiva traz soluções na abordagem de comunicação para essas organizações. O projeto foi criado pelos estudantes Bruno Machado, Daniel Weiler e Laura Morais e traz como lema “Uma boa comunicação é capaz de mudar vidas”
O último grupo a se apresentar foi o Charlotte’s Demons, um jogo que traz a história de uma menina que foi abusada e está sumida. O jogador busca entender o que aconteceu com Charlotte e precisa encontrá-la através do celular da personagem. Feito pelos alunos João Pedro de Oliveira e Valesca Ribas, o jogo tem como público alvo os adolescentes e busca conscientizar através da gamificação.
A banca ficou impressionada com a consistência dos projetos e trouxe soluções e dicas para aprimorar as iniciativas.