O curso de Relações Públicas da Unisinos inaugurou no mês de setembro uma maratona de divulgação de belas histórias. Pelo Instagram, desde o dia 8 deste mês, às quartas-feiras, são publicados vídeos de cinco alunos, graduandos e egressos, que relatam suas experiências na realização de projetos práticos nas Atividades Acadêmicas (AAs). O nome da iniciativa é Experiências RP: 5 minutos em 5.
Com o objetivo de dar voz aos alunos, as professoras Polianne Espindola e Taís Flores da Motta, com a colaboração da equipe de Relações Públicas da Agexcom, idealizaram o projeto, que viabiliza os feitos de estudantes durante os anos de 2020 e 2021. Mostrando trabalhos legais e diferentes, os vídeos, de até cinco minutos, serão publicados durante cinco semanas. Eles expõem as capacidades do que pode ser feito em sala de aula além do que é normalmente pensado.
“Nós queremos que os alunos enxerguem o potencial deles nas AAs e, também, entendam que eles podem ter autonomia para produzir projetos práticos e aplicados ao longo do curso”, explica Poli. Para esse propósito, foram selecionadas as iniciativas que produziram mais impacto durante o período de isolamento social devido à Covid-19.
Protagonismos
“Eu enxergo a iniciativa do Experiências RP: 5 minutos em 5 como uma chance de pensar ‘poxa, mas o que é que RP faz? O que eu posso fazer? Falam tanto em portfólio desde o início do curso, mas o que eu vou colocar nele?’”, diz Sandrine Liége, estudante do 7º semestre e protagonista do primeiro vídeo publicado.
Sandrine participou, no primeiro semestre de 2021, do desenvolvimento do FAQ de RP. Ela vê a iniciativa como um norte para os alunos do curso, uma vez que ajuda aqueles que estão com dúvidas sobre a graduação. “É um projeto que demonstra as possibilidades de impacto na comunidade universitária, e serve, inclusive, para mostrar que as produções dos alunos não foram interrompidas com a pandemia”, enfatiza.
Além da ampla exposição, para Sandrine, o Experiências RP promove uma rede de apoio alternativa para os estudantes que, no futuro, realizarão trabalhos parecidos. O FAQ é um bom exemplo disso. O projeto, criado em Tópicos Especiais de Mercado I, foi pensado, segundo a aluna, a partir de uma perspectiva de colaboração, que aborda as dúvidas dos próprios criadores, com a intenção de facilitar a vivência na Universidade.
Essa troca, assim como a oportunidade de protagonismo, foi o que cativou a atenção de Maria Fernanda Paul. “No início da graduação, ainda temos muitas incertezas e uma visão mais restrita do que será abordado ao longo do curso e da profissão, e essas iniciativas são importantes para ampliar esse conhecimento”, acredita Nanda, como é conhecida a egressa. Ela foi convidada a contar, no segundo vídeo da série, sobre sua participação na concepção e organização da 1ª Edição da Hackacom Criativa.
Para Nanda, iniciativas como o Experiências RP são a forma mais efetiva de gerar insights que podem inspirar a expansão de repertórios, ocasionando novas propostas colaborativas práticas. “Essa abordagem da graduação, que visibiliza o ‘pôr a mão na massa’, é fundamental na formação acadêmica, e foi um dos pilares da Hackacom”, observa.
Letícia Klippel é quem fala no terceiro vídeo da série, que vai ao ar nesta quarta-feira (22). A aluna do 7º semestre também concorda que a aprendizagem na prática entrega uma visão mais correta do mercado. Ela contará detalhes do projeto Incentiva&Cria, desenvolvido pela turma de Tópicos Especiais de Mercado II.
Em sua visão, o Experiências RP é uma maneira de mostrar o quanto a faculdade pode ser divertida, enquanto contribui para o crescimento dos estudantes. “Para os alunos que estão mais à frente do curso, eu acredito que a iniciativa mostra que seus trabalhos da faculdade também podem ser utilizados na sua vida profissional, além de incentivá-los a mostrar o que desenvolveram nas suas vidas acadêmicas e valorizar mais os seus trabalhos”, reflete a aluna.