Deu certo

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Uma pescaria em outra realidade
"Criado pela Atomic Rocket, da Unisinos, game tem clima de festa junina"
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Imagine uma daquelas tradicionais pescarias de festa junina, com prêmios e pontuações, mas, no lugar da vara de pescar, você tem um controle de videogame. Essa é a proposta do Carnival Fishing, game de realidade virtual desenvolvido pelos estudantes que fazem estágio na Atomic Rocket, o estúdio experimental de jogos digitais da Unisinos.

Nathan Scheneider, 26 anos, conta como o projeto começou: “Dois colegas do curso de Jogos Digitais, o Thiago Hardt e o Bruno Olegário, trouxeram a ideia das aulas de Realidade Virtual. Então, nós começamos a desenvolvê-la, fazendo modelos, programando, realizando vários brainstorms para ver o que poderia se tornar no futuro. Então, definimos que o tema seria uma festa junina”, lembra.

O jogo também foi inspirado em um projeto anterior da Atomic Rocket chamado Funda Simulator, uma arma de arremesso constituída por uma correia ou corda dobrada, em que, no centro, é colocado o objeto que se deseja lançar para derrubar outros objetos e marcar pontos. Os estagiários queriam fazer algo parecido, mas em outro ambiente e com outra proposta.

Crédito: Atomic Rocket

Guilherme Sehna, 20 anos, que trabalhou na finalização do projeto, conta que o jogo foi muito importante por ser autoral. “Nós levamos o Carnival Fishing em todos os eventos em que precisamos apresentar os oculus rift (modelo de óculos virtual utilizado na Atomic). Ele começou como um jogo livre e, aos poucos, nosso público-alvo se tornou os participantes dos eventos, normalmente crianças e adolescentes que estão para entrar na faculdade”, conta.

O jogo tem várias versões. Em eventos anteriores, a versão disponibilizada era bem diferente da atual. “Ele está muito diferente do que ele era no início. Não digo que está exatamente pronto, mas está mais próximo da finalização”, revela Guilherme. “Ele já é um jogo jogável, com uma cara bonita, mas ainda há mais coisas que podemos fazer para melhorar”, projeta o estudante.

Crédito: Atomic Rocket

Segundo Nathan, o jogo já vem sendo submetido a eventos e melhorado desde o ano passado. “Em 2017, nós levamos o Carnival Fishing para a SBGames. Fomos selecionados, mas não fomos finalistas. Desde então, estamos melhorando ele”, conta. “Foi com esse game que eu aprendi sobre prazos, demandas, tipos de arquivos”, completa.

O Carnival Fishing já foi lançado e está disponível para download no site itch.io. Além disso, ele também foi inscrito no Big Festival, em São Paulo, considerado o evento de jogos independentes mais importante da América Latina, que ocorre desde 2012. Elizandra Rosa, laboratorista e gerente de projetos da Atomic, espera que os estagiários possam criar outros projetos autorais futuramente. “Assim que o jogo for aceito no Big Festival, nós iremos até lá para curtir o pessoal jogar o nosso game de pescaria”, diz, otimista.

Se liga no trailer do jogo!

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