O jornalista Luciano Potter, apresentador nas redes Atlântida e Gaúcha, foi um dos palestrantes do Seminário Nacional da Indústria do Calçado (SNIC) 2017. O evento ocorreu nesta quarta-feira (14) no Anfiteatro Padre Werner, na Unisinos São Leopoldo, e tinha como tema “Marcas na Era da Influência”.
“A comunicação muda muito rápido e a publicidade também muda de uma forma assombrosa”, afirmou o comunicador à plateia, formada por empresas calçadistas, agências de comunicação e influenciadores. Potter palestrou principalmente sobre as principais tendências da comunicação digital e da publicidade, citando como exemplo as grandes ideias da tecnologia e a influência causada por profissionais. Confira, a seguir, um resumo dos principais tópicos abordados por Potter:
Tendências
Gifs
O site Giphy, criado por Alex Chung, é uma das grandes ideias ressaltadas por Potter. “Hoje, os gifs, com apenas alguns segundos de duração, conseguem fazer humor e até mesmo jornalismo”, afirma. O jornalista conta que Chung tem até mesmo um estúdio para produzir essas pequenas produções visuais.
Evolução musical e games
“A evolução musical começou com os discos de vinil, e evoluiu depois para o walkman. Esse aparelho, aliás, além de tocar música, tinha todo um estilo visual próprio”, comenta o jornalista. Logo após veio o CD e, mais tarde, a música digital. “Ninguém da indústria musical conseguiu prever o que viria a acontecer com a música, e os investimentos, a partir daí, passaram a ser direcionados a parar com a evolução da música digital, e não para se unir a tecnologia”, analisa.
Potter mostrou gráficos que indicam a estagnação da indústria musical, enquanto que, no caso dos games, os indicadores só crescem. “A realidade virtual veio para se aliar aos games e, hoje, já existem expectativas de uma tecnologia gigante por trás disso”, conta. O comunicador lembrou que, nos Estados Unidos, existe até mesmo um galpão utilizado para reproduzir games de realidade virtual e simular uma casa assombrada.
Meio audiovisual
O Netflix é o exemplo que Potter destaca com maior significância para o mercado. O formato conhecido como televisão mudou e, em seu lugar, veio o streaming. “A empresa Netflix cresce cada vez mais e investe tudo o que ganha nela mesma, crescendo, assim, mais e mais”, avalia.
Para Potter, o problema é que as empresas que produzem em streaming não gostam de misturar seus conteúdos com as produções em formatos tradicionais, e vice versa. “Perceberam que o Fantástico, da Globo, não citou a série Os 13 Porquês (13 Reasons Why), da Netflix, assim que houve debates sobre ela? A emissora carioca tinha medo de que as pessoas desligassem a TV e fossem para o streaming”, analisa.
No meio audiovisual, o jornalista diz que personalidades como a youtuber Kéfera balançam o mundo da comunicação e informação. “Hoje, é muito difícil conquistar as pessoas e fazer elas desligarem o computador e nos notarem”, desabafa. Os youtubers se tornaram uma ameaça para a televisão tradicional.
Influência
A liga norte-americana de basquete, NBA, é um exemplo bem-sucedido de bom uso da comunicação e publicidade nas redes sociais. A entidade abriu seus canais de transmissão para a China no último ano, o que possibilitou o aumento de espectadores, na casa dos milhões. Além disso, a NBA se deu conta de que precisava valorizar os funcionários. “O que eles fizeram? Incentivaram os jogadores a serem ativos na redes sociais. Isso resultou em um aumento na audiência dos jogos e deu ainda mais importância para quem trabalha ali”, conta.