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Alunos da ComDig criam aplicativo que une música e viagem
"Desenvolvido pelos alunos de Análise de Produto Experimental, o Trilha pretende conectar as pessoas aos lugares em que elas estão por meio da música"
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Quem não gosta de viajar e ouvir música? Pensando nisso, os alunos da disciplina de Análise de Produto Experimental do curso de Comunicação Digital (ComDig) da Unisinos (campus São Leopoldo), orientados pelo professor Silvio Alves, desenvolveram, neste primeiro semestre de 2020, o Trilha App.

Lançado no dia 7 de julho, o aplicativo tem o objetivo de potencializar a identificação do usuário com o território em que ele está por meio da música. O projeto surgiu, inicialmente, no segundo semestre de 2019, na disciplina de Produto Experimental, com os alunos Rafaela Tabasnik, Juliana Martellet e Igor Fortes, orientados pela professora e coordenadora da Agência Experimental de Comunicação (Agexcom) Cybeli Moraes e pelo professor João Bitencourt.

Como funciona

O usuário deve digitar o local escolhido para encontrar a sua trilha
(Imagem: Reprodução)

Acessando o aplicativo neste link, o usuário pode procurar músicas a partir de diferentes regiões. Basta inserir o nome do local e clicar em Ver trilha. Após isso, a plataforma irá fazer uma busca pelas músicas que foram compartilhadas pelos usuários no Twitter com a hashtag #trilha+nome do local (Exemplo: #trilhaPortoAlegre).

Aproximar as pessoas dos lugares

Por meio de uma pesquisa por passagens aéreas realizada pelos estudantes no Google Trends, foi identificada uma procura por excursões para festivais de música, ou seja, as pessoas viajam para algum lugar por causa de shows e festivais. Além disso, os alunos perceberam, após terem acesso a um estudo sobre psicologia histórico cultural, que sentimentos e reações despertados pela música não são iguais para as pessoas nas diversas épocas e nos diferentes lugares. Com base nessas análises, o Trilha foi criado para aproximar as pessoas dos lugares.

Cada aluno ficou responsável por uma função no projeto. Anna Letícia de Cesero foi a programadora, Cléo da Rosa atuou como redatora, Clederson Bonatto trabalhou na edição de vídeo e experiência de conteúdo, Cícero Maciel como UX, Gustavo Rossatto e Igor Fortes assumiram a direção de arte e UI, Juliana Martellet foi a gerente de projeto e planejamento, Rafaela Tabasnik atuou no planejamento e redação e Samuel Gomes trabalhou na programação e design de produto.

Para o estudante Clederson Bonatto, desenvolver esse projeto foi marcante. “Foi uma experiência única poder ver esse projeto sair do papel e ganhar um protótipo funcional. Ele nos desperta a vontade de ressignificar o novo normal”, comenta.

Apesar do desafio de lidar com as mudanças e alterações no projeto devido à pandemia do novo coronavírus, Silvio Alves avalia a importância da disciplina como um local de experimentações: “É um espaço de projetação e de trazer possibilidades de experiências da equipe em condução de projetos desse tipo, porque é exatamente isso o que acontece lá fora”, explica o professor.

O Trilha está disponível somente na versão web, porém os alunos pensam em aprimorar o aplicativo para lançar também em sistemas Android e IOS.

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